Conheça a vitamina antienvelhecimento a vitamina K2!

Conheça a vitamina antienvelhecimento a vitamina K2!
Conheça a vitamina antienvelhecimento a vitamina K2!

A Vitamina K2 (menaquinona) é um tipo de vitamina K que é fundamental para o corpo humano desde o começo da vida. Ela proporciona saúde e bom funcionamento metabólico. Porém, conforme se passam os anos perdemos nutrientes no organismo, por isso se faz necessária a suplementação.

A princípio, essa vitamina antienvelhecimento é ativada na flora intestinal quando suplementada ou consumida através de alimentos. Conheça tudo sobre essa vitamina nos próximos tópicos.

O que é a Vitamina K2

Vitamina K2, chamada de vitamina antienvelhecimento, menaquinona, é um dentre os três tipos de vitamina K que mais atua na absorção e/ou metabolismo do cálcio, mas também tem papel importante contra doenças do coração e coagulação sanguínea.

Ela pode ser obtida em vários alimentos (origem animal e tipos fermentados). Curiosamente, é também produzida de forma natural no organismo, no intestino, mais precisamente, o qual faz a síntese bacteriana após ingestão de vitamina K.

Para que serve?

A vitamina k2 serve como um auxiliar fantástico na absorção correta do cálcio. Em termos mais próprios, ela promove a homeostase do cálcio. Quer dizer que ela controla o balanceamento do cálcio no organismo.

Isto porque muitas vezes, vasos sanguíneos e rins passam por calcificação, em detrimento dos ossos – o destino correto deste nutriente.

Por isso, é importante diferenciarmos as possíveis origens para doenças nos ossos. Ou seja, é um equívoco acharmos que as doenças são sempre ocasionadas pela deficiência de cálcio no organismo, já que também é possível existir uma má distribuição deste.

É comum as pessoas palpitarem este diagnóstico. Em face disso, acham que tomar suplemento de cálcio ajudará, quando na verdade, pode prejudicar. Visto que pode ser deficiência de menaquinona, que transporta o cálcio para o seu lugar certo.

Qual a diferença da Vitamina K para a Vitamina K2?

O complexo Vitamina K é muito falado, mas ele se diferencia por ser em si a forma pela qual reúne as três variações, K1, K2 e K3. A vitamina K2 é uma das principais e possui moléculas parecidas, mas com papéis diferentes.

A  menaquinona, não é facilmente consumida em qualquer alimento, mas sim, produzida a partir do  processo de fermentação microbiana.

Como fazem parte do mesmo grupo de vitaminas lipossolúveis, a Vitamina K1 e a Vitamina K2 se assemelham na parte dos benefícios para o corpo, como é o caso da coagulação do sangue, mas se diferenciam quanto à proveniência.

Alimentos ricos em Vitamina K2?

A vitamina K2 é menos encontrada, já que não está presente em uma variedade alimentícia acessível. Porém, existem alimentos de origem animal, vegetal e os chamados fermentados que apresentam a vitamina do antienvelhecimento, são eles:

  • Leite;
  • Natto (prato japonês com soja fermentada);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Manteiga;
  • Fígado de vaca.

Para uma melhor absorção, é altamente recomendado consumir também os vegetais ricos no complexo K, como couve, brócolis, acelga, couve-flor, espinafre e outros.

Sintomas da deficiência de Vitamina K2 no organismo

Quando há deficiência dessa vitamina no corpo, os sintomas que se formam são:

  • Calcificação de vasos sanguíneos e rins;
  • Distúrbio de coagulação;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Pedra nos rins;
  • Fraqueza dos ossos;
  • Fraturas;
  • Envelhecimento precoce;
  • Má absorção de gordura;
  • Hemorragias internas.

Tanto a deficiência da vitamina K2 quanto da vitamina K causam os problemas listados.

Benefícios da Vitamina K2

A vitamina k2 possui propriedades incríveis. Confira os que benefícios a vitamina do antienvelhecimento traz para o corpo:

Melhora a contração muscular e o condicionamento físico

Para o bom desempenho em qualquer exercício físico, o uso suplementar dessa vitamina é considerado como componente essencial, visto que a absorção do cálcio fortalece e aumenta o rendimento muscular, ou seja, dá força e resistência.

Este nutriente está associado à ativação da mitocôndria para produzir mais energia e melhoria metabólica, da saúde mental e física.

Aumenta a testosterona

Como parte benéfica do complexo vitamina K, está a promoção do aumento de testosterona.

A vitamina K2 aprimora o condicionamento físico, o que melhora a atividade física do homem ao ponto de refletir na produção maior do hormônio sexual masculino. Além disso, a boa combinação com a vitamina D3 potencializa os resultados.

Melhora a densidade óssea

Como dito anteriormente, o principal papel da vitamina antienvelhecimento é o de distribuir o cálcio perfeitamente para a composição dos ossos. E até se nota que um dos sintomas que revela a deficiência da Vitamina K2 é a fraqueza nos ossos.

Isto se deve à perda natural de cálcio durante o processo de remodelação óssea. Para isso, a distribuição correta do cálcio se dá por intermédio da molécula Osteocalcin, cuja ação é a de carregar o cálcio até a matriz do osso.

Ajuda na saúde dos vasos sanguíneos

A vitamina K2 atua na saúde dos vasos sanguíneos, o que quer dizer que não é uma função central. Para que se tenha mais clareza, a menaquinona tem relação, mais uma vez, com a calcificação dos ossos e não das artérias.

Nesse meio termo, tem-se, portanto, o benefício da vitamina K2 de inibir problemas e doenças do coração, ao passo que aciona a Matrix Gla Protein (MGP), proteína que libera a remoção de cálcio dos vasos.

Administrar menaquinona diariamente na dieta resulta na prevenção de problemas cardiovasculares, assegura a saúde do coração e impede demais complicações.

Por que a Vitamina K2 é chamada de antienvelhecimento?

O maior choque do envelhecimento, pelo ponto de vista médico, é observar em uma pessoa idosa a quantidade de cálcio, ou de calcificação, que ocorre no corpo todo.

Após exames, como raio-x, tomografia ou ultrassom, é possível ver calcificação nas artérias, fígado e até pulmão. A vitamina K2 recebeu o nome de vitamina antienvelhecimento, porque ela trabalha para impedir a calcificação corporal e favorecer a calcificação óssea.

Como tomar?

Tenha como base que toda suplementação de vitamina K2 precisa ser regulada, e equilibrada nas dosagens, que podem variar entre 32Mcg (microgramas) e 120Mcg, mas depende muito da situação de cada um.

Cada fabricante possui uma indicação de consumo correspondente, e é importante atentar-se para as especificações de cada produto, bem como seguir as orientações para um consumo seguro.

Onde comprar Vitamina K2 de qualidade?

Encontre o suplemento Vitamina K2, a vitamina antienvelhecimento, aqui mesmo na Natuweb, com a vitamina isolada ou na forma de complexo associada a vitamina D (D3), cálcio e magnésio com o melhor custo-benefício.

Uma opção interessante, como já falamos, é a associação da vitamina K2 + D3. Ambos  os nutrientes potencializam a melhora da saúde, principalmente a correta reposição de cálcio nos ossos.

Em nosso site você acessa uma seleção de produtos 100% naturais, dispostos com as doses indicadas, bem como a composição, para você adequar sua dieta.

Não deixe de conferir este e outros suplementos que vão complementar os níveis de vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa, sobretudo quando não se atinge a quantidade adequada somente com os alimentos.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Suplementos por Objetivos

    Informativo Natuweb!

    Inscreva-se e receba nossas novidades e promoções!

    © 2019 Natuweb . Site produzido pela B20.

    Visite nosso site!

    Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas sejam impactadas na busca por uma alimentação mais saudável, dietas mais balanceadas e uma suplementação de qualidade e que isso se transforme em frutos de uma longa vida cheia de saúde.